A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que o álcool 70% deveria ser, a partir do dia 30 de abril, retirado das prateleiras de farmácias e supermercados, devido aos riscos associados à sua alta inflamabilidade e o histórico de acidentes, que já levaram à sua proibição em 2002.
Para conversar abordar este assunto, O CRQ-V participou de diferentes inserções na mídia tradicional do Rio Grande do Sul. Na manhã do dia 08 de abril, estivemos ao vivo no programa Bom dia Rio Grande, da RBS TV, onde o Presidente, Dr. Paulo Roberto Bello Fallavena, falou a respeito dos diferentes tipos de álcool, formas de utilização e cuidados. Ainda no mês de abril, dia 16, participamos de forma breve do programa Redação TVE, da TVE RS. O Presidente concedeu entrevista abordando novamente a pauta do álcool 70%. Ainda sobre a pauta mencionada acima, Dr. Paulo falou brevemente, para o jornal Correio do Povo sobre as opções para sanitização, como forma de substituição ao álcool líquido 70%.
No dia do Profissional da Química, o portal de notícias GZH publicou uma matéria ressaltando a importância desta profissão na sociedade. O jornal destacou o papel dos profissionais e citou a importância do CRQ-V neste momento de reconstrução do Rio Grande do Sul. Alguns aspectos da atuação química foram apresentados como fundamentais na fase de reestruturação do estado, como: auxílio na descontaminação do solo, controle de pragas, desenvolvimento de produtos de limpeza e desinfecção entre outras funções.
Ocorreram, também, inserções em diferentes rádios do estado. O conselheiro Maurício Schmitt esteve na Rádio Guaíba, no dia 26 de maio, ao vivo, falando sobre os procedimentos necessários para a limpeza de residências e áreas comerciais após a enchente. No dia 07 de junho a Rádio Gaúcha anunciou a ação “Juntos pela Reconstrução”, (campanha do CRQ-V que visa divulgar e apoiar as empresas da área de química que foram afetadas pela enchente). E no dia 10 de julho a CEO do Laboratório QAI, um laboratório de análises físico-químicas do ar, participante da ação de divulgação, concedeu entrevista ao vivo à Tua Rádio Cacique, falando sobre importância da ventilação e do controle da umidade em casas e ambientes de trabalho, apontando os riscos do mofo para a saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.
O CRQ-V participou de programas de televisão para discutir a proibição da venda de álcool líquido no Brasil e a importância dos profissionais da química na sociedade, principalmente no contexto da reconstrução do Rio Grande do Sul após enchentes.
Confira os links das inserções na íntegra: