Como a química ajuda curar a ressaca
Data de Publicação: 2 de janeiro de 2026
Todo mundo já ficou com aquela ressaca forte depois de beber muito na noite anterior — e você sabe o motivo disso? A Química explica!
A ressaca ocorre quando o fígado oxida o etanol, transformando-o em acetaldeído (C₂H₄O), uma substância nociva ao corpo humano, que causa inflamação e estresse no organismo. Quando o acetaldeído se combina com a desidratação, a hipoglicemia e o cansaço, surgem sintomas como dor de cabeça, fadiga, náusea e alterações de humor, que são os principais sinais da ressaca.
Porém, a Química também auxilia na redução da ressaca. Substâncias que aumentam a atividade da enzima aldeído desidrogenase (ALDH), responsável por converter o acetaldeído em acetato (muito menos prejudicial), podem ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas. Essas substâncias são a Alda-1 (N-(1,3-benzodioxol-5-ylmethyl)-2,6-dichlorobenzamide) que ativa a enzima aldeído desidrogenase, vitaminas C e E, glutationa e sulforafano. Estas substâncias podem ser encontradas nos seguintes alimentos: brócolis, couve-flor, repolho, couve e mostarda.
Além disso, beber bastante água, alimentar-se bem (evitando alimentos muito gordurosos), descansar e - para quem gosta - consumir café são formas de aliviar a ressaca.
Fonte: BBC