A química pode salvar seu Carnaval da ressaca?
Data de Publicação: 13 de fevereiro de 2026
Você sabia que a Química pode salvar seu Carnaval da ressaca? A ressaca é, basicamente, um conjunto de reações químicas acontecendo no seu corpo depois do consumo de álcool.
Quando você ingere bebida alcoólica, o etanol é metabolizado no fígado por enzimas, (principalmente a álcool desidrogenase,) transformando-o em acetaldeído. Essa substância é mais tóxica que o próprio álcool e é uma das grandes responsáveis por sintomas como dor de cabeça, náusea e mal-estar. Depois, o acetaldeído é convertido em ácido acético, que é menos prejudicial e pode ser eliminado pelo organismo.
Além disso, o álcool tem efeito diurético: ele inibe o hormônio antidiurético (ADH), fazendo o corpo eliminar mais água e sais minerais pela urina. O resultado? Desidratação, desequilíbrio eletrolítico e aquela sensação de fraqueza e dor de cabeça no dia seguinte.
A química auxilia na reestruturação de seu metabolismo. Ao se hidratar com água ou bebidas isotônicas, o corpo repõe líquidos e eletrólitos perdidos, restabelecendo o equilíbrio químico do organismo. Os carboidratos ajudam a normalizar a glicose no sangue, já que o álcool pode causar hipoglicemia. Sódio, potássio e magnésio são importantes para o funcionamento celular e ajudam a reduzir sintomas como cansaço e câimbras.
A química ajuda a você entender o seu corpo e curtir o Carnaval de forma consciente e com mais responsabilidade.
Curta e siga para adicionar mais conteúdos informativos e educativos sobre Química na sua rotina!
Fonte: BBC e OMS
notícias mais lidas