Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Médicos criam câmera de cristal que faz exames de imagem mais nítidos


Data de Publicação: 3 de outubro de 2025






Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e da Universidade de Soochow, na China, criou um detector de raio gamas a base de perovskita, um mineral russo. Esse material é mais preciso, barato e seguro do que os exames de imagens utilizados atualmente, por não expor as pessoas à radiação. Além disso, ele proporciona resultados mais rápidos e claros.

Essa tecnologia tem o potencial de alavancar a tomografia computadorizada por emissão de fóton única, SPECT. A medicina nuclear -  como o exame SPECT e a nova tecnologia -  funciona como uma câmera invisível. Ao emitirem os raios gama, o material mapeia o corpo através da radiação e envia os dados para um computador que reproduz os órgãos em 3D, facilitando o diagnóstico médico e possibilitando resultados mais precisos.

Atualmente, os exames de imagem são feitos de telureto de cádmio e zinco (CZT) ou iodeto de sódio (NaI), que apresentam desvantagens. Os aparelhos que usam CZT são caros e frágeis. Já os NaI são mais baratos, porém, produzem imagens borradas.

Fonte: Metrópoles