Anvisa determina a apreensão de suplementos alimentares irregulares
Data de Publicação: 5 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou uma nota determinando a apreensão e proibição dos suplementos alimentares Prosatril e Erenobis. Os produtos não podem mais ser comercializados, distribuídos, fabricados, nem divulgados, pois não possuem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa. O Prostatil é um suplemento natural geralmente indicado para auxiliar na saúde da próstata e no tratamento de sintomas urinários. Já o Erenobis é um suplemento vitamínico e mineral com foco em fornecer energia diária e suporte nutricional geral.
Além disso, o suplemento Erenobis contém ora-pro-nóbis como ingrediente, planta que, desde abril deste ano, está proibida em suplementos alimentares, por não ter sido aprovada nas avaliações de segurança e eficácia da Anvisa.
Suplementos alimentares são produtos que têm a finalidade de complementar a dieta de pessoas saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Eles não são medicamentos e, portanto, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças, mas sim para auxiliar no suprimento de necessidades nutricionais específicas, como no ganho de massa muscular, emagrecimento ou na correção de deficiências nutricionais.
Fonte: Anvisa
notícias mais lidas