Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Inteligência Artificial gera moléculas para combater superbactérias em segundos


Data de Publicação: 24 de julho de 2025






A Inteligência Artificial já impacta diversos setores do mundo, e na ciência não é diferente. Pesquisadores desenvolveram uma plataforma capaz de criar, em segundos, proteínas biológicas personalizadas para combater superbactérias resistentes a antibióticos, como a Escherichia coli.

Inspirada no tema do Nobel de Química do ano passado, a ferramenta desenvolvida utiliza a IA para projetar moléculas com funções específicas: inibir, ativar ou bloquear alvos biológicos com alta precisão. Além disso, essa nova tecnologia pode ser usada no desenvolvimento de fármacos, vacinas, nanomateriais e biossensores. Além disso, ela acelera a pesquisa e torna os tratamentos mais rápidos e acessíveis.

Para a Química, esta tecnologia representa uma grande conquista! A união entre modelagem molecular e IA permite acelerar a descoberta de compostos, a fim de reduzir custos e prazos no desenvolvimento de tratamentos médicos. Ou seja, o conhecimento químico segue se mostrando essencial na saúde e na inovação científica.


Fonte: Inhibiting heme piracy by pathogenic Escherichia coli using de novo-designed proteins, Nature Communications, 2025.