Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Os tipos de água


Data de Publicação: 7 de julho de 2017






Essencial na vida de todos os seres vivos, a água é uma das substâncias mais abundantes do planeta, cobrindo aproximadamente 70% da extensão terrestre. O corpo humano é composto por cerca de 80% do líquido, e boa parte dos pesquisadores afirma que sua ingestão da maneira correta é um dos fatores responsáveis pela conservação da saúde (prevenindo doenças, atuando como solvente de diversas substâncias, transportando nutrientes, equilibrando a temperatura e protegendo o organismo contra o envelhecimento).

Durante o dia, o corpo humano elimina líquidos na forma de transpiração, saliva, urina e fezes, por isso, a reposição de água em quantidades adequadas é tão importante. O ideal para um ser humano adulto, diariamente, é o consumo de em média dois litros da substância – esta quantidade varia de acordo com a rotina, peso, dieta, gasto calórico e idade de cada um.

Para atrair o consumidor e estimular a ingestão (repetir água?), as prateleiras dos estabelecimentos oferecem uma variedade interessante do líquido com composições diferentes. Veja alguma destas variações:

MINERAL – É aquela proveniente de fontes naturais ou artificiais que possui composição química distinta das águas comuns, com características que tenham ação medicamentosa. Sais, compostos de enxofre (S) e gases estão entre as substâncias que podem estar dissolvidas nela.

FLUORETADA – É rica em flúor (F). Mesmo que beneficie a saúde bucal, a quantidade do elemento presente na água não poderia substituir a escovação, é necessária outra fonte de flúor para a limpeza dos dentes.

COM GÁS – É o líquido no qual foi dissolvido o gás dióxido de carbono (CO2) para criar bolhas. É um dos ingredientes básicos para a fabricação de refrigerantes e drinques caseiros. Optar pelo tipo gaseificado, não é uma escolha prejudicial à saúde. Ela mantém os mesmos benefícios da água não gaseificada, porém, seu uso excessivo deve ser observado, pois pode irritar a mucosa do estômago.

BROMETADA – Segue a lógica da fluoretada. Este tipo é rico em brometo (Br), substância que tem efeito tranquilizante. Porém, este efeito não ocorre com uso exclusivo deste tipo de água.

SABORIZADA – É aquela em que são adicionadas frutas, especiarias ou ervas. Estes ingredientes liberam na água compostos nutritivos que são aproveitados pelo organismo. Existem diversas maneiras de escolher e misturar os ingredientes que tornem estes líquidos úteis para a saúde, com ação antioxidante, termogênica, digestiva e alcalinizante. O ideal é consumir no dia de seu preparo para evitar a perda de nutrientes.

Fontes:

http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2016-01-12/bebida-saudavel-agua-saborizada-pode-ser-antioxidante-e-ajudar-na-dieta.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-agua.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm
Jornal Zero Hora