Aceita um cafezinho? Uma das bebidas mais presentes na vida de quem tem uma rotina agitada é, sem dúvidas, o café. E um dos principais motivos são os seus altos níveis de cafeína. Sendo assim, este estimulante natural é muito popular e fornece energia.
Algumas pessoas precisam limitar a ingestão de cafeína, por motivos de saúde ou pela ansiedade que ela causa no organismo, por isso, optam pelo consumo do café descafeinado.
Mas afinal, esta versão realmente é livre de cafeína? A maior parte do café descafeinado é feita com métodos à base de solvente, o processo mais barato.
Solventes químicos como o cloreto de metileno não entram em contato direto com os grãos de café. Ao invés disso, os grãos são embebidos em água quente, que, depois, é separada e tratada com solvente químico.
A cafeína se liga ao solvente na água e é evaporada. O líquido sem cafeína é então devolvido aos grãos para que os sabores e aromas do café sejam reabsorvidos.
Mas o café descafeinado pode não perder 100% da cafeína, pois é improvável que toda a substância seja eliminada com dois grãos de café. Assim, o teor de cafeína do café pode variar, e algumas pequenas quantidades do elemento ainda poderão estar presentes na variação descafeinada.