Neste dia 5 de junho, é preciso ressaltar a importância da química ambiental para a preservação da natureza, essencial para que desastres climáticos sejam evitados.

A catástrofe climática que inundou o estado Gaúcho, afetando 475 municípios e deixando 580.111 mil pessoas desabrigadas, teve como uma das causas a falta de conservação ambiental.

As mudanças climáticas, assim como a perda de cobertura vegetal, contribuíram para as dimensões das inundações que afetaram o Estado. Isto porque a vegetação nativa diminui a velocidade com a qual a enxurrada chega ao leito dos rios e aumenta a quantidade de água infiltrada no solo(diminuindo a quantidade de água que causa as inundações).

Mas afinal, como o profissional da Química pode ajudar nestas causas? A principal função do profissional que atua na área ambiental é estudar os processos químicos que ocorrem na natureza, seja de forma natural, ou por interferência humana.

A Química Ambiental tem buscado desenvolver medidas que possam beneficiar o meio ambiente e, consequentemente, favorecer a sobrevida do ser humano. Para isso, são vários os seus focos de estudo, como o estudo de processos químicos no ar, água, solo, poluição provocada por radiação, etc. O cuidado com o meio ambiente é um trabalho de todos, afinal, a vida é o nosso principal elemento.

Topo