O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do planeta, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Em 2021, ano em que o mundo todo ainda lidava de forma mais intensa com a pandemia da covid-19, a produção de uma das bebidas mais populares no país superou os 14 bilhões de litros. E de olho nesse mercado, o Conselho Federal de Química (CFQ) vai promover, no dia 27 de fevereiro, às 19h, mais uma edição do Falas da Química, evento virtual voltado para assuntos de interesse de profissionais da área e da sociedade – dessa vez, a cerveja será o destaque.

A conselheira federal Raquel Fiori, representante do CRQ-V destacou que o evento é direcionado para Profissionais da Química de nível superior que atuam diretamente no setor, mas que todos os interessados pelo tema podem participar do encontro, que será realizado pelo canal do YouTube da entidade. “O Falas da Química é voltado para esclarecimentos a respeito do mercado profissional, da inserção destes profissionais na área e nos mais diversos setores”, completou.

Ela frisou que, hoje, o Brasil tem cerca de 1,5 mil cervejarias registradas, sendo a maior parte concentrada nas regiões Sul e Sudeste. “É um mercado muito promissor, que tende a aumentar. Durante o período da pandemia, o consumo de cerveja aumentou dentro das residências, até porque bares e restaurantes foram fechados, reduzindo o número de encontros sociais. Então a cerveja entrou com muito mais força das casas das pessoas, com um aumento extremamente considerável, batendo a casa de 50%. Este patamar de consumo está permanecendo ainda durante o dito pós-pandemia”, opinou.

Segundo a conselheira, esse mercado está de portas abertas não somente para Profissionais da Química de nível superior, mas também para os de nível técnico. “É exatamente isso que os nossos palestrantes vão abordar. Eles vão falar sobre a cerveja e sobre a parte de controle de qualidade, os tipos de cervejaria, e sobre o que o profissional que quer optar por esta área pode fazer, para onde ele deve se dirigir, qual curso deve fazer, com quem ele pode conversar. Tudo isso e muito mais vamos abordar durante o nosso evento”, adiantou Raquel Fiori.

O evento Falas da Química – Cerveja será realizado no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, e será transmitido pelo canal do YouTube do CFQ.

Palestrantes

Rodrigo Alan de Moura Rodrigues é conselheiro federal titular do CFQ, representante de Minas Gerais. Advogado, ex-conselheiro de Meio Ambiente do Município de Belo Horizonte (MG) e mestre em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara. É especialista em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, FDDJ e especialista em Direito Público e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É técnico em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e atuou como consultor e técnico responsável por dez anos em tratamento e distribuição de águas subterrâneas para consumo humano.

Rozilene Sá é formada em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e é mestre cervejeira pelo Siebel Institute e Doemens. É ainda sommelière de cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e especialista em Fermentação pelo Centro de Engenharia Ambev.

Patrícia Pfrimer Muller é sócia-proprietária da cervejaria São Bento e sommelière pelo Science of Beer e de cachaça pelo Inovbev, da Universidade de São Paulo (USP). Possui curso de Tecnologia Cervejeira pelo ICB e pelo Senai Vassouras (RJ), curso de Fermentação pelo Yeast Freaks, curso de Produção em Cerveja pelo Concerveja, curso de Master Blender e Master Destiller e de Qualidade em Produção de Cachaça pelo Inovbev (USP) e curso de Técnico em Química pelo Senai.

FONTE: CFQ

Topo