Ao escovar os dentes hoje, você parou para pensar na composição química do seu creme dental? Provavelmente, não. Pensando nisso, preparamos um post especial para você sobre os principais deste item de higiene essencial.

O creme dental mais antigo de que se tem registro teria sido criado pelos povos egípcios. Uma fórmula, que data do século IV a.C., foi encontrada em uma coleção de papiros da Biblioteca Nacional de Viena, Áustria. Na época, tratava-se de uma mistura contendo folhas e itens como sal e pimenta, entre outros ingredientes.

 O creme dental semelhante ao que conhecemos hoje foi criado no século XIX pelo dentista norte-americano Washington Wentworth Sheffield. O composto era, na verdade, um pó que foi aprimorado pelo seu filho Lucas Sheffield, tornando o produto popular e mais próximo do que temos hoje. Foi Lucas quem fez as adequações na fórmula e utilizou tubos flexíveis como recipientes.

A composição química da “pasta de dentes” que utilizamos hoje é formada por 20-55% de abrasivos, 15-25% de água, 0,2-0,3% de fluoreto, 20-35% de umectantes, além de outros componentes secundários como, por exemplo, flavorizantes, espessantes, conservantes e aromatizantes. Os abrasivos são pós insolúveis em água que precisam ter sua aplicação controlada para que não haja danos aos dentes e à saúde do consumidor. Os principais abrasivos usados são o carbonato de cálcio (CaCO3) e o dióxido de silício (SiO2). Os umectantes (como a glicerina, sorbitol e o etilenoglicol) são usados para evitar o ressecamento da pasta. Já os espessantes dão a textura viscosa da creme dental.

Hoje existem inúmeras opções, com diversos sabores e diferentes propostas, todas elas contendo como princípio ativo íon fluoreto (F1-). Os fluoretos são utilizados desde a primeira metade do século XX para a prevenção de cáries.

A química mais uma vez prova que está em tudo, até mesmo por trás de um sorriso saudável.

REFERÊNCIAS:

https://www.manualdaquimica.com/curiosidades-quimica/historia-composicao-quimica-creme-dental.htm

http://www.petquimica.ufc.br/a-quimica-dos-cremes-dentais/

https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u8252.shtml 

 

Topo