Os itens de perfumaria estão entre os produtos mais procurados para presentear as mães no próximo dia 08 de maio, considerado a segunda data do ano mais importante para o comércio. De acordo com a Pesquisa de Dias das Mães 2022 da Fecomércio-RS, os presentes mais procurados neste ano serão, novamente, os artigos de vestuário (22,9%), seguidos por perfumes/cosméticos (19,2%). Por isso, compreender a composição destes é fundamental, inclusive, para fazer a escolha mais adequada e próxima das expectativas da pessoa a ser presenteada.

O perfume possui como base três elementos fundamentais: a fragrância, o solvente e o fixador. A fragrância – mais conhecida por todos – pode ser extraída de plantas, animais ou, ainda, ser produzida em laboratório. É ela que será dissolvida em um “solvente”, o qual geralmente trata-se do etanol. Para aumentar a dissolução da essência podem ser utilizados outros álcoois como, por exemplo, o propileno glicol. Já o fixador atua na retardação da evaporação da essência e, consequentemente, na duração média olfativa do perfume.

A extração dos óleos essenciais das plantas a serem utilizadas em sua composição varia conforme a classificação da matéria-prima e o resultado almejado, sempre levando em consideração algumas propriedades físicas como solubilidade (dissolução), temperatura de ebulição, volatilidade, entre outros. Vale destacar que, além da extração de fontes naturais, é possível realizar em laboratório a manipulação de essências artificiais como, por exemplo, aquelas que remetem ao aroma de produtos comercializados (caramelo, algodão doce).

Vejamos os principais métodos utilizados para a extração de óleos de origem natural:

 

DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR

Conhecida mundialmente, a destilação a vapor trata-se de uma das técnicas mais antigas no universo das fragrâncias. Através do vapor d'água, o óleo é extraído de folhas, raízes, gramíneas e, até mesmo, das flores de onde o óleo contido no interior das glândulas é escoado para fora. Existem dois tipos de destilação: a fracionada e a vapor com vácuo. A primeira é utilizada quando se deseja obter resultados selecionados de acordo com tempo e temperatura, já a segunda é destinada à extração de óleos essenciais ricos em componentes sensíveis, que podem sofrer alterações ou serem danificados quando expostos a temperaturas elevadas.

 

HIDRODESTILAÇÃO

Diferentemente da destilação a vapor, na hidrodestilação, além da extração ser mais lenta, o rendimento é menor. A matéria-prima é mergulhada na água, como se fosse um chá. Faz-se necessário cuidado com a temperatura para que não sejam perdidos componentes importantes. Por essa razão, a temperatura da água deve estar abaixo dos 100 ° C. Trata-se de um processo de destilação artesanal muito utilizado em países onde, por exemplo, caldeiras a vapor ainda não chegaram.

 

ENFLORAÇÃO (ENFLEURAGE)

Desenvolvido na França no século XVIII, o método consiste na extração artesanal através da utilização de gordura na retenção dos óleos essenciais. Indicada principalmente para a extração em flores delicadas, sensíveis e que possuem um baixo teor de óleos essenciais.

 

SOLVENTE

A extração realizada por meio do uso de solventes é indicada para organismos mais frágeis, que podem perder componentes essenciais. Ao extrair os óleos utilizando-se de um solvente há mais garantia de integridade dos componentes em questão. O solvente escolhido varia de acordo com a necessidade. Por exemplo, o etanol é indicado para a extração dos óleos essenciais de flores.

 

PRENSAGEM A FRIO (OU escarificação)

Tal método é utilizado para obter os óleos essenciais de frutos cítricos (laranja, bergamota, limão, entre outros). Aqui, os frutos são colocados em uma prensa hidráulica onde são esmagados fazendo com que sejam liberados suco e óleo desses simultaneamente. Após isso, é feita a centrifugação do líquido do qual se separa o óleo em um processo de purificação.

 

FLUÍDOS SUPERCRÍTICOS

Uma das grandes vantagens da extração com fluido supercrítico (EFSC) é a preservação de elementos termossensíveis durante o processo devido ao fato deste ocorrer em uma temperatura baixa. Tudo acontece a partir da exposição de gases, como o CO2, a determinadas temperaturas e pressões. Dessa forma, o gás se torna supercrítico (em estado intermediário entre líquido e gasoso) podendo atuar como solvente.

 

Além das técnicas apresentadas acima, existem ainda outros métodos como a Turbodestilação ou Hidrodifusão. A escolha dos processos a serem utilizados irá depender da estrutura de produção e dos objetivos, bem como conforme as diretrizes de cada empresa de perfumaria e cosméticos.

 

Referências:

http://cfq.org.br/noticia/a-quimica-ao-redor-dos-perfumes-e-suas-historias/

https://www.preparaenem.com/quimica/extracao-oleos-essenciais-das-plantas.htm 

http://www.operfumistico.com.br/2012/09/metodos-de-obtencao-dos-aromas.html

https://www.cpt.com.br/artigos/metodos-de-extracao-e-producao-de-oleos-essenciais

https://ekanta.net/artigos/diferencas-oleos-essenciais-essencias-sinteticas 

 

Topo