#DiaMundialdoCafé | O café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. Pode ser consumido quente, em sua forma tradicional ou gelado, misturado com leite, chocolate, etc. Um dos fatores que torna a bebida tão popular é a presença da cafeína, substância com efeito estimulante no cérebro.

A cafeína é um composto orgânico que faz parte da família dos alcalóides – aminas cíclicas que possuem anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. Além disso, a cafeína é uma amida (substância que possui nitrogênio ligado a um grupo carbonila). As principais fontes desta sustância são o café, o chá preto, a erva-mate e o guaraná, podendo ser encontrada, também, em chocolates e refrigerantes à base de cola.

Ela pertence a uma classe de compostos chamada xantina, mais especificamente: metil-xantinas, um dos estimulantes conhecidos há mais tempo. O estímulo no sistema nervoso central deixa o organismo alerta, com menos cansaço e agitado e pode causar dependência química.

Os efeitos começam a surgir cerca de cinco minutos após o seu consumo, aumentando a concentração e energia. Já a sua permanência no organismo oscila entre três e seis horas de  efeitos.  Após, ela é metabolizada pelo fígado.

FONTE: Brasil Escola

 

Topo