Essencial na vida de todos os seres vivos, a água é uma das substâncias mais abundantes do planeta, cobrindo aproximadamente 70% da extensão terrestre. O corpo humano é composto por cerca de 80% do líquido, e boa parte dos pesquisadores afirma que sua ingestão da maneira correta é um dos fatores responsáveis pela conservação da saúde (prevenindo doenças, atuando como solvente de diversas substâncias, transportando nutrientes, equilibrando a temperatura e protegendo o organismo contra o envelhecimento).

Durante o dia, o corpo humano elimina líquidos na forma de transpiração, saliva, urina e fezes, por isso, a reposição de água em quantidades adequadas é tão importante. O ideal para um ser humano adulto, diariamente, é o consumo de em média dois litros da substância – esta quantidade varia de acordo com a rotina, peso, dieta, gasto calórico e idade de cada um.

Para atrair o consumidor e estimular a ingestão (repetir água?), as prateleiras dos estabelecimentos oferecem uma variedade interessante do líquido com composições diferentes. Veja alguma destas variações:

MINERAL – É aquela proveniente de fontes naturais ou artificiais que possui composição química distinta das águas comuns, com características que tenham ação medicamentosa. Sais, compostos de enxofre (S) e gases estão entre as substâncias que podem estar dissolvidas nela.

FLUORETADA – É rica em flúor (F). Mesmo que beneficie a saúde bucal, a quantidade do elemento presente na água não poderia substituir a escovação, é necessária outra fonte de flúor para a limpeza dos dentes.

COM GÁS – É o líquido no qual foi dissolvido o gás dióxido de carbono (CO2) para criar bolhas. É um dos ingredientes básicos para a fabricação de refrigerantes e drinques caseiros. Optar pelo tipo gaseificado, não é uma escolha prejudicial à saúde. Ela mantém os mesmos benefícios da água não gaseificada, porém, seu uso excessivo deve ser observado, pois pode irritar a mucosa do estômago.

BROMETADA – Segue a lógica da fluoretada. Este tipo é rico em brometo (Br), substância que tem efeito tranquilizante. Porém, este efeito não ocorre com uso exclusivo deste tipo de água.

SABORIZADA – É aquela em que são adicionadas frutas, especiarias ou ervas. Estes ingredientes liberam na água compostos nutritivos que são aproveitados pelo organismo. Existem diversas maneiras de escolher e misturar os ingredientes que tornem estes líquidos úteis para a saúde, com ação antioxidante, termogênica, digestiva e alcalinizante. O ideal é consumir no dia de seu preparo para evitar a perda de nutrientes.

Fontes:

http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2016-01-12/bebida-saudavel-agua-saborizada-pode-ser-antioxidante-e-ajudar-na-dieta.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-agua.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm
Jornal Zero Hora

Topo