Marie Curie foi uma cientista polonesa que descobriu pontos importantes na área da radioatividade e encontrou dois elementos químicos novos


No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data instituída com o objetivo de criar discussões, organizar manifestações e dar visibilidade à mulher e seus direitos, bem como seu papel em sociedade. Esta data é importante para refletir e dar atenção para as conquistas históricas e dificuldades vividas por toda a classe feminina até hoje.

Ao longo da história as mulheres lutaram, adquiriram direitos e tiveram grande importância em descobertas e avanços tecnológicos e científicos, enfrentando inúmeros obstáculos. Além das realizações já conhecidas que levam o nome de cientistas e pesquisadores, diversas descobertas históricas tiveram grande participação ou foram feitas por mulheres. Porém, o mérito destes feitos ficava para os homens, devido à falta de credibilidade na e ausência de incentivo e espaços de trabalho para as mesmas.

Na Ciência podemos destacar algumas das diversas conquistas femininas, que exigiram muita luta para se concretizarem e terem reconhecimento ao longo dos anos:

Elena Psicopia , filósofa italiana, foi a primeira mulher a receber um diploma universitário no ano de 1678. Elena havia tentado cursar Licenciatura em Teologia, mas teve seu pedido negado por ser mulher. Dedicou-se aos estudos e obteve a láurea em Filosofia.

Marie Curie foi uma cientista polonesa que, junto com seu marido, Pierre Curie, descobriu pontos importantes na área da radioatividade e encontrou dois elementos químicos novos, o rádio e o polônio. Ela foi a primeira mulher a receber um Nobel e a primeira pessoa a receber o prêmio duas vezes (Nobel em Física e em Química). Marie também foi a primeira mulher a ser aceita como professora na Universidade de Paris.

Katharine Blodgett, física norte-americana descobriu uma maneira de transferir finas camadas monomoleculares a vidros e metais, e com isso criou o vidro anti-reflexo, utilizado em óculos, câmeras, microscópios, entre outros.

Marie Daly , bioquímica norte-americana foi a primeira mulher negra a obter o doutorado em Química em 1947 e é considerada uma das 50 mulheres mais influentes do mundo na área da Ciência e Tecnologia.

No Brasil, a partir de 1500 (época de sua exploração e colonização) aconteceram diversas atividades científicas dominadas pelos profissionais do sexo masculino. Aos poucos, as mulheres foram ganhando seu espaço. Destacamos algumas das conquistas:

Rita Lobato foi a primeira mulher a formar-se em Medicina em 1887 no Brasil e a segunda da América Latina. Natural do Rio Grande do Sul, Rita estudou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e depois transferiu-se para a Faculdade de Salvador. Após sua formatura, voltou ao Rio Grande do Sul, onde atuou como médica em Porto Alegre e Rio Pardo. Além disso, foi eleita vereadora em 1935.

Johanna Döbereiner era uma engenheira agrônoma nascida da República Checa mas naturalizada brasileira. Suas pesquisas foram essenciais para tornar o Brasil o segundo maior produtor de soja do mundo. Um de seus trabalhos mais importantes, que lhe rendeu a indicação ao Nobel em Química em 1997 permitiu que os alimentos fossem produzidos de uma maneira mais saudável e barata.

Graziela Barroso foi uma naturalista e botânica brasileira. Ela foi a primeira mulher a fazer concurso para trabalhar como naturalista no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Graziela trabalhava antes de possuir seu diploma, aos 47 anos ingressou no Curso de Biologia no Rio de Janeiro e aos 60 anos defendeu seu doutorado na Universidade de Campinas.

Mesmo com diversas conquistas e mudanças comportamentais, as mulheres continuam sendo minoria no campo da Ciência. Porém, o incentivo à sua presença nas pesquisas e trabalhos científicos está maior. Um prêmio, fundado em 1998, foi criado para valorizar o trabalho e incentivar a pesquisa na área, saiba mais: http://www.paramulheresnaciencia.com.br/o-premio/

FONTES:
revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI298221-17770,00-GRANDES+MULHERES+DA+CIENCIA.html
exame.abril.com.br/ciencia/8-mulheres-brilhantes-que-fizeram-a-ciencia-avancar/
cnpq.br/pioneiras-da-ciencia-do-brasil
agencia.fiocruz.br/a-mulher-e-a-ci%C3%AAncia
nodeoito.com/mulheres-inventoras/
brasil.elpais.com/brasil/2017/01/31/ciencia/1485861412_947023.html

Topo