Hoje, dia 28 de março, o acidente na Usina de Three Mile Island(um evento que teve impacto duradouro na história da energia nuclear nos Estados Unidos) completa o seu 45º aniversário. Este incidente, ocorrido em 28 de março de 1979, foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, tendo origem em uma falha no sistema de resfriamento do reator nuclear TMI-2.

Localizada a cerca de 16 quilômetros de Harrisburg, na Pensilvânia, a usina possuía dois reatores de água pressurizada (PWR). A causa do acidente foi uma interrupção no fornecimento de água às turbinas a vapor, resultando no superaquecimento do núcleo do reator e no aumento da pressão no circuito primário. A introdução tardia das hastes de controle, juntamente com falhas na gestão das válvulas, levou ao vazamento de água contaminada para o prédio de contenção, liberando gases radioativos na atmosfera (xenônio e criptônio).

Trinta mil pessoas, residentes no entorno da usina nuclear, distribuídas em um raio de 8 km, foram expostas a certos níveis de radioatividade.Embora os efeitos da radiação fossem muito pequenos, estudos independentes - como os conduzidos pelo Greenpeace -, sugeriram um aumento na incidência de câncer e leucemia na área afetada.

A recuperação da Unidade exigiu mais de uma década de trabalho. Começando em 1979 e finalizando em 1993, a operação teve custo aproximado de 975 milhões de dólares. O processo de retirada e tratamento do combustível nuclear perdurou de 1985 a 1990, envolvendo mais de 100 toneladas de material.

Atualmente, não existem operações significativas no local, apenas vigilância e manutenção. Desde então, o acidente levou a mudanças significativas na indústria nuclear, incluindo a implementação de novos protocolos de segurança, o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas e uma maior conscientização sobre os potenciais perigos associados à energia nuclear. Além disso, o evento influenciou a maneira como a opinião pública percebe a energia nuclear e desempenhou um papel importante na formulação de políticas de energia em todo o mundo.

Fonte: Energia Nuclear, Secretaria de Educação do Paraná

Topo