Você já percebeu o que muitos apaixonados por literatura fazem assim que têm um livro novo em mãos? Ao abrir suas páginas pela primeira vez, eles não resistem, e levam o livro próximo ao nariz para aspirar o famoso "cheiro de livro". Mas por que será que esse aroma é irresistível para tantas pessoas? A química pode explicar!

O aroma peculiar das páginas tem uma explicação científica ligada à química dos materiais utilizados em sua fabricação. De acordo com o cientista Andy Brunning, o odor de livros novos é constituído por uma mistura de produtos químicos voláteis originados de aderentes, tintas e métodos de tratamento do papel utilizados em sua produção.

Nos dias atuais, aderentes para encadernação do livro são muitas vezes baseados em “copolímeros”. Alguns compostos orgânicos voláteis podem originar a partir desses compostos.

No processo de fabricação, o papel é tratado com uma variedade de produtos químicos para alcançar o resultado desejado. Algumas dessas soluções podem contribuir para a liberação de compostos orgânicos voláteis. Além disso, alguns produtos petroquímicos são utilizados, como solventes para tintas.

Outro aspecto é a associação do cheiro de livros à aquisição de conhecimento e ao prazer da leitura. Esse fenômeno pode ser explicado pela memória emocional que se forma através do sentido do olfato e é armazenada no hipotálamo. Essa ligação entre o aroma dos livros e as experiências positivas de leitura reforça ainda mais a conexão emocional que muitos têm com o ato de ler.

Fonte: Biblioo

Topo