Doutora em Ciências, Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Bacharel em Química e Engenheira Química, a Conselheira Tânia Denise Miskinis Salgado percorreu toda sua formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por lá, despertou seu amor pela área da docência, ao ser aprovada na seleção para Monitoria no Departamento de Físico-Química. Ao concluir o Curso de Engenharia e iniciar o Bacharelado, Tânia também deu início ano Mestrado, na linha de Ciência dos Materiais, na qual desenvolveu pesquisa com radioisótopos e após, ingressou no Doutorado, trabalhando com análise de filmes finos por técnicas que envolvem o uso de feixes de íons acelerados e reações nucleares.

Sua vida profissional gira em torno de um dos maiores bens da sociedade: a educação. Durante seu Mestrado, a Conselheira ingressou como Professora Substituta no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da UFRGS. E foi lá que, após aprovação em concurso público, Tânia iniciou sua atuação como Professora, trilhando uma história de ensino. Hoje, Tânia está aposentada, mas segue vinculada à Universidade e à educação. Ela coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do IQ/UFRGS, além de fazer parte da Coordenação Colegiada da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação Brasileira de Química e coordenar, no RS, as olimpíadas nacionais: Olimpíada de Química Júnior, Olimpíada Nacional de Ciências e Olimpíada Brasileira de Química.

Para a Dra., o CRQ-V é essencial “Por aqui podemos garantir que processos químicos sejam realizados por profissionais legalmente habilitados, evitando que produtos e processos que não atendam aos requisitos de segurança sejam utilizados”, cita. Para o mundo e futuros profissionais, a Conselheira deseja que a Química ganhe ainda mais espaço, “penso que a Química continuará desenvolvendo produtos nos quais a incorporação de tecnologias mais novas e mais sustentáveis será marcante para mudar a forma como consumimos e destinamos os resíduos que produzimos. Quem gosta de Química e pode trabalhar com ela, será um profissional realizado e terá um futuro brilhante pela frente”, conclui.

O CRQ-V a parabeniza pelo Dia Internacional da Mulher e agradece pelo trabalho prestado em prol da química gaúcha.

Topo