Bacharel e Química Industrial, Raquel Fiori atua no Conselho Federal de Química, representando o CRQ da 5ª Região. Fiori, que possui Mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, hoje é Doutoranda em Ensino de Química. A porto-alegrense, que lembra sua infância e adolescência com carinho, conta que, neste período, fazia experiências “mirabolantes” que explodiam e sujavam a sua casa e chegou a ser chamada de “doida” pela família, que ainda assim, sempre a apoiou. Ainda nesta época, Raquel se interessou pela Química e decidiu prestar vestibular para ingressar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde se graduou em Licenciatura em Ciências, Licenciatura em Química e Bacharel em Química. Passando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a conselheira fez uma especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Na esfera profissional, Raquel tem uma extensa experiência, onde podemos destacar: atuação como Coordenadora da Seção de Contaminantes e como Diretora do Instituto de Pesquisas Biológicas do LACEN/RS (Laboratório Central do Estado), onde também exerceu o cargo de Química Especialista em Saúde da Secretaria da Saúde do RS. Foi professora de Química para supletivo de 2º grau nas Escolas Meta e Universitário e representou a Secretaria Estadual de Saúde do RS na Comissão Técnica Estadual do Cadastro de Agrotóxicos no Estado na FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Hoje Fiori representa o nosso estado, atuando como Conselheira Federal no CFQ, atuando em diversas frentes.

Para Raquel, a Química vem sendo mais valorizada e considerada indispensável para a sociedade. O profissional que, segundo ela, tem papel fundamental no âmbito da saúde é visionário e importante. “Posso dizer que temos nossos olhos no futuro, mas o trabalho focado em oferecer as melhores soluções para o presente”, cita.

O CRQ-V a parabeniza pelo Dia Internacional da Mulher e agradece pelo trabalho prestado em prol da química gaúcha.

Topo