A vitamina D é essencial para um cotidiano mais saudável, e uma melhor produção dessa substância pode ser alcançada com a exposição de apenas alguns minutos no sol.

 

Ao contrário da crença popular, a vitamina D é classificada como um tipo de hormônio produzido pelo organismo. As duas principais maneiras de obtê-la é durante a exposição ao sol e com o consumo de alimentos como peixes, leite, gemas de ovos, cogumelos, feijão, couve e espinafre. É importante destacar que a quantidade de vitamina encontrada nos alimentos não é suficiente para suprir as necessidades do corpo humano.

 

Em contrapartida, ao estar em um ambiente ensolarado por determinada quantidade de tempo, é possível obter um nível recomendado de vitamina D. O período entre 10 horas da manhã e às 16 horas da tarde é o ideal para estimular a produção deste hormônio. Não é necessário ficar horas debaixo do sol, já que isso pode causar diversos outros problemas. Somente 10 minutos são o suficiente para atingir os índices diários.

 

A vitamina D regula a absorção de cálcio e fósforo, além de auxiliar no equilíbrio da hipertensão arterial, no funcionamento do sistema nervoso, na metabolização de colágeno, na produção de insulina, entre outros. Tendo em mente a sua capacidade de promover diversos benefícios, a produção da substância deve ser priorizada no dia a dia.

 

Fontes: Unimed e Hospital Albert Einstein

Imagem: Ezequiel Garrido (via Unsplash)

Topo