Com 30 anos de trajetória no mundo da química, Márcia Foster Mesko é exemplo de dedicação à ciência no Brasil e no mundo.

A Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) recebeu no final do mês de agosto a distinção da União Internacional de Química Pura Aplicada (IUPAC). Mesko foi, entre 12 mulheres, a única latino-americana a ser premiada no evento ocorrido na Holanda. O prêmio, criado em 2011, tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho de mulheres no meio científico.

Para a seleção, foram considerados os critérios de excelência em pesquisa básica ou aplicada, realizações em ensino ou educação e demonstração de liderança ou gerência na química.

Márcia atualmente lidera um grupo de pesquisa que desenvolve métodos para determinar halogênios em baixas concentrações. O tema, pouco estudado ao redor do mundo, impacta diversas áreas como meio ambiente, cosméticos, medicamentos e alimentação.

A professora gaúcha, Mestre e Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria, com bacharelado e licenciatura em química pela UFPEL, tem atuação na Academia Brasileira de Ciências e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Topo