#MêsDoQuímico | Hidratante corporal, labial, capilar, etc. Muitas variações com o mesmo objetivo: reter água, isto é, manter a pele ou cabelo hidratados, evitando a perda excessiva de água.

Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é a lanolina, uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. A lanolina também está presente em sabonetes e amaciantes de roupas. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante.

As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes ou emolientes (amaciantes) e são adicionadas também a outros produtos.  Um dos umectantes mais usados nos hidratantes para a pele é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também chamada de glicerol (C3H5(OH)3).

A glicerina é um triálcool, e graças a essa estrutura os oxigênios ativam os hidrogênios, para que ocorra a formação de ligações de hidrogênio, tanto entre as próprias moléculas de glicerina, quanto entre elas e as moléculas de água. Em temperatura ambiente, a glicerina é um líquido viscoso, semelhante a um xarope, exatamente em razão das ligações de hidrogênio, que fazem com que suas moléculas fiquem aderidas umas às outras.

 

FONTE: PORTAL UOL

Topo