O mês de outubro traz consigo uma importante lembrança para saúde: a prevenção contra o Câncer de Mama. O Câncer define-se como um conjunto de mais de 100 doenças que possuem um crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Por sua rápida multiplicação e crescimento, essas células têm a tendência de serem agressivas e incontroláveis, formando tumores que podem espalhar-se pelo organismo. Dentre os tipos da doença, o Câncer de mama é um dos mais comuns e possui um tratamento eficaz e seguro, se detectado cedo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença atinge cerca de 2,1 milhões de mulheres e homens ao redor do mundo.

.

Seu tratamento pode ser feito através de quimioterapia, cirurgia, radioterapia ou, ainda, transplante de medula óssea. Na quimioterapia utilizam-se medicamentos para combater a doença e existem seis tipos disponíveis para tratamento: via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, intratecal (aplicada no líquido da espinha dorsal) e tópica (pomada ou líquido para a pele). A quimioterapia intravenosa é a mais utilizada ao redor do mundo. Sua aplicação geralmente é indolor (sente-se apenas a “picada”) e feita em sessões previamente agendadas. Quando aplicada ao tratamento contra o câncer, a quimioterapia é composta por agentes químicos chamados de antineolplásicos que destroem o tumor e/ou células malignas evitando ou inibindo o crescimento delas, agindo na etapa de divisão celular.

.

Sua ação contra a doença é extremamente eficaz e traz benefícios ao paciente, porém, traz alguns pontos negativos em função de sua atividade agressiva em células saudáveis. Alguns problemas secundários são bem conhecidos e fazem parte do tratamento: queda de cabelo, cansaço, náuseas, anemia, etc.

.

A prevenção é a melhor forma de se obter um tratamento de sucesso e grande sobrevida: cuide-se!

Topo